segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Litotripsia extracorpórea - acompanhamento de sessões












TODOS OS PAGAMENTOS SÃO DE HONORÁRIOS DA EQUIPE CIRURGICA ,EXCLUI ANESTESISTA E IMPOSTOS
Os cálculos renais, popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos, variando de pequeninos grãos, até o tamanho do próprio rim. Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. O cálculo renal é também chamado de litíase urinária ou urolitíase.

Muitas das vezes, a pessoa não percebe que tem cálculo renal porque a pedra é tão pequena que é expelida naturalmente junto à urina. Em casos de formações maiores, no entanto, em que o cálculo fica preso nas vias urinárias, as dores relatadas são bastante fortes. A pessoa deve desconfiar quando, de uma hora para outra, sentir uma forte dor na região próxima aos rins, que pode ser acompanhada por náuseas e vômitos. Deve observar também se a cor da urina está alterada e se há muita vontade e desconforto ao urinar. Muitas vezes, os sintomas são acompanhados de febre.

O tratamento convencional do cálculo renal consiste na ingestão de analgésicos e muito líquido desta forma 80% dos calculos são resolvidos . Também podem ser receitados remédios que ajudam na dissolução de certas substâncias da urina. Em muitos casos, ainda utiliza-se cirurgia. Hoje em dia, são utilizadas algumas alternativas ao bisturi, como a litotripsia extracorpórea, que consiste em submeter o paciente a ondas de choque que quebram os cálculos dentro do rim, facilitando a sua eliminação pela urina ,rocedimento ambulatorial . Há ainda instrumentos que são introduzidos pela vias urinárias e que são capazes de eliminar ou retirar as pedras, sem necessidade de cirurgia (veja litotripsia).

É recomendado procurar imediatamente um especialista, o urologista, pois o problema pode ter conseqüências bastante sérias. Existem riscos como a obstrução total da passagem da urina e a paralisação da filtragem do sangue pelo rim.


CERCA DE 30% DOS PACIENTES SUBMETIDOS A litotripsia extracorpórea NECESSITAM DE NOVA APLICAÇÃO POIS MUITAS VEZES O CALCULO NÃO SE FRAGMENTA TOTALMENTE;


CUIDADOS PRÉ PROCEDIMENTO

JEJUM DE 8 HS
NORFLOXACINO 400mg TOMAR 1 CPS VO DE 12/12 HS NIMESULIDE 100mg ESCOPOLAMINA 10mg
FAMOTIDINA 10mg
INICIAR 24 HS ANTES E MANTER POR 5 DIAS

LEVAR OS EXAMES NO DIA DO PROCEDIMENTO
RETORNO EM 10 DIAS

As complicações cirúrgicas são raras e ocorrem em menos de 2 % dos pacientes ;estas são sangramento;hematoma;infecção ; problemas cardio pulmonares em pacientes idosos e óbito em < 0,1% dos casos ;e tardiamente pode ocorrer recidiva da doença necessitando rigoroso acompanhamento medico pos- operatório .
A anestesia para a sua segurança será a critério do anestesista uma sedação ; é necessário realizar uma avaliação pré- operatória para diminuir os riscos da cirurgia, e tratar os problemas pre- existentes ;não há a necessidade de internação e recuperação total poucos dias

Authors' conclusions NSAIDs caused a clinically unimportant transient reduction in renal function in the early postoperative period in patients with normal preoperative renal function. NSAIDs should not be withheld from adults with normal preoperative renal function because of concerns about postoperative renal impairment.
Tradução do inglês para português
Abstrato


Fundo
Cálculos ureterais freqüentemente causam cólica renal e se não tratada pode causar uropatia obstrutiva. Litotripsia extracorpórea (LECO) e ureteroscopia, com ou sem litotripsia intracorpórea, são os dois mais comumente oferecidos procedimentos de intervenção nestes doentes. ESWL tratamento é menos invasivo, mas tem algumas limitações, como uma taxa de retratamento de alta e falta de disponibilidade em muitos centros. Avanços na ureteroscopia na última década tem aumentado a taxa de sucesso e as taxas de complicação reduzida.


Objetivos
Para examinar evidências de ensaios clínicos randomizados (RCTs) sobre os resultados da LEOC ou ureteroscopia no tratamento de cálculos ureterais.


Estratégia de busca
Nós procuramos no Cadastro Central Cochrane de Ensaios Controlados (CENTRAL em A Questão Biblioteca Cochrane 2, 2006), MEDLINE (1966 - Março de 2006), EMBASE (1980 - Março de 2006), listas de referências de artigos e resumos de conferências, sem restrição de idioma.


Critérios de selecção
ECRs comparando ESWL com recuperação ureteroscopic de pedras ureteral foram incluídos. Os participantes eram adultos com pedras ureteric necessidade de intervenção. Publicado e fontes inéditas foram considerados.


Coleta de dados e análise
Dois autores avaliaram independentemente a qualidade dos estudos e dados extraídos. Análises estatísticas foram realizadas utilizando o modelo de efeitos aleatórios e os resultados expressos como risco relativo (RR) para desfechos dicotômicos ou diferença média (MD) para dados contínuos com intervalos de confiança de 95% (CI).


Principais resultados
Cinco ECRs (732 pacientes) foram incluídos. A pedra sem taxas foram mais baixas no grupo ESWL (RR 0,83 95% CI 0,70 a 0,98). As taxas de retratamento foram menores, mas não significativa no grupo ureteroscopia (RR 2,78 IC 95% 0,53-14,71). A taxa de complicações foi menor no grupo ESWL (RR 0,44 IC 95% 0,21-0,92). Tempo de permanência hospitalar foi menor para o tratamento ESWL (MD -2,10 IC 95% -2,55 -1,64 a).


Conclusões dos autores
Ureteroscopic remoção de pedras ureteral atinge um estado superior de pedra-livre, mas com uma maior taxa de complicações e maior permanência hospitalar.

A evidência de apenas um ensaio indica que a ingestão de água reduz o risco de recorrência de cálculos urinários e prolonga o intervalo médio de recorrência. No entanto mais pesquisas são necessárias. Devido à falta de RCTs apropriado, não é possível tirar conclusões sobre o consumo de água aumentou para a prevenção primária e secundária de cálculos urinários.

Ambos os AINEs e opióides pode oferecer analgesia eficaz na cólica renal aguda. Opióides estão associadas a uma maior incidência de eventos adversos, principalmente vômitos. Dada a elevada taxa de vômito associados com o uso de opióides, particularmente petidina, e maior a probabilidade de exigir analgesia adicional, recomendamos que se um opióide deve ser usado não deve ser petidina.