domingo, 22 de novembro de 2009

Prostatavesiculectomia radical











5 comentários:

  1. A prostatectomia radical é eficiente contra tumores que ainda não se espalharam além da próstata;[12] com as taxas de cura dependendo dos fatores de risco como o nível de PSA e escore de Gleason. Entretanto, ela pode causar lesão nos nervos que significativamente pode alterar a qualidade de vida de um sobrevivente do câncer de próstata. As complicações sérias mais comuns da cirurgia são incontinência urinária e impotência. Embora a sensação peniana e a habilidade de se atingir o orgasmo geralmente permaneçam intactas, a ereção e ejaculação frequentemente são prejudicadas. Medicamentos podem recuperar em algum grau a potência. Para a maioria dos homens com doença restrita à próstata, uma técnica cirúrgica que preserva os nervos pode ajudar a evitar a incontinência urinária e impotência

    A prostatectomia radical tem tradicionalmente sido utilizada sozinha quando o câncer é pequeno. Quando há margens positivas ou doença localmente avançada, a radioterapia adjuvante pode oferecer uma melhor sobrevivência. A cirurgia também pode ser oferecida quando o câncer não responde à radioterapia. Entretanto, como a radioterapia causa mudanças teciduais, a prostatectomia após a radioterapia possui um risco maior de complicações.

    23 de Novembro de 2009 05:52

    Postar um comentário


    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    ResponderExcluir
  2. escore de Gleason varia de 2 a 10. Um escore de 2 está associado com o melhor prognóstico, enquanto o escore de 10 com o pior. O escore final é uma combinação de dois escores diferentes, que variam cada um de 1 a 5. Os escores de Gleason estão associados com as seguintes características:

    Grau 1 - A próstata cancerosa se parece muito com o tecido normal. As glândulas são pequenas, bem-formadas e muito próximas.
    Grau 2 - O tecido ainda possui glândulas bem formadas, mas elas são maiores e possuem mais tecido entre cada uma.
    Grau 3 - O tecido ainda possui glândulas reconhecíveis, mas as células são mais escuras. Em uma magnificação maior, algumas destas células deixaram as glândulas e estão começando a invadir o tecido circundante.
    Grau 4 - O tecido possui poucas glândulas reconhecíveis. Muitas células estão invadindo o tecido circundante.
    Grau 5 - O tecido não possui glândulas reconhecíveis.
    Um patologista examina a amostra da biópsia e fornece um escore baseado em dois padrões. O primeiro chamado de grau primário, representa a maior parte do tumor (deve ser maior que 50% do padrão total observado). O segundo - grau secundário - está relacionado com a minoria do tumor (deve ser menos que 50%, mas no mínimo 5% do padrão total do câncer observado). Estes escores são então somados para se obter o escore final de Gleason. Por exemplo, uma amostra de próstata pode exibir dois padrões diferentes, a um é atribuído o número 2 e ao outro é atribuído o número 3. O escore final de Gleason neste caso seria 5.

    O escore de Gleason é usado para ajudar a avaliar o prognóstico de homens com câncer de próstata. Junto com outros parâmetros, o escore de Gleason é incorporado a uma estratégia de estadiamento do câncer de próstata que proporciona um prognóstico e ajuda a guiar a terapia.

    ResponderExcluir
  3. antígeno específco da prostata é uma substância produzida apenas pela glândula próstática e é parte do fluido que a próstata adiciona ao sêmen. Uma certa quantidade de PSA vai para o sangue e essa pode ser medida. A presença de PSA no sangue é normal para o homem.

    Quando um médico faz exame de PSA, ele quer saber quanto da substância existe no sangue. Pense no PSA do sangue como se ele estivesse “vazando” da próstata. Uma próstata grande vai produzir mais PSA do que uma próstata pequena, assim, na medida em que você envelhece e sua próstata aumenta, também vai aumentar a quantidade de PSA. Algumas doenças da próstata fazem com que ela “vaze” mais e, nesses casos, a quantidade de PSA aumenta ainda mais. Isto acontece com o câncer da próstata e é a razão pela qual o exame é usado para se detectar câncer. Outras doenças da próstata, como infecções, também aumentam seu “vazamento”. O PSA também aumenta depois de uma operação da próstata ou simplesmente após um exame cistoscópico ou mesmo após a passagem de um cateter.

    Como os homens mais idosos t6em próstatas maiores e também mais doenças não-cancerosas da próstata como a prostatite, a média do PSA em homens de 75 anos é maior do que a dos homens de 55 anos. Assim, se o seu PSA é mais elevado do que o “normal” isso não significa que você tenha câncer. Você pode ter, mas é mais provável que tenha uma HBP ou qualquer outra coisa elevou a quantidade de PSA do seu sangue. Como uma teste para o câncer o PSA é útil, mas os resultados devem ser interpretados com muito cuidado.

    Usando uma linguagem técnica, ele não é específico e dá muitos falsos-positivos-resultados que parecem indicar câncer, mas são descartados numa investigação mais completa. Se o PSA é muito alto, isto geralmente significa que é câncer. Se estiver apenas um pouco aumentado, o tamanho e qualquer outra condição afetando a próstata devem ser levados em consideração. Certamente será necessário fazer mais exames para que o câncer seja diagnosticado. A confirmação do disgnóstico usualmente é feita tirando pequenos pedaços da próstata (biópsias) com o auxílio de uma agulha durante a realização de um ultra-som transretal. Algumas vezes isso pode causar infecção na urina ou mesmo na corrente sanguínea. Mais importantemente, a biópsia pode não pegar o tumor e, nesse caso, uma biópsia negativa pode dar um resultado falso. Isto significa que, mesmo que a biópsia seja negativa, é necessário fazer outros exames de PSA e mesmo outra biópsia. Pode ser muito difícil estar certo que um PSA aumentado não seja devido a um câncer.

    ResponderExcluir
  4. As complicações cirúrgicas são raras e ocorrem em menos de 5 % dos pacientes ;estas são sangramento;hematoma;infecção ; fistulas ; problemas cardio pulmonares em pacientes idosos e óbito em < 0,3% dos casos ;e tardiamente pode ocorrer recidiva da doença
    ejaculação retrograda 1005 e incontinencia urinaria em 5% e impotencia em > 50% dos casos

    ResponderExcluir
  5. A anestesia para a sua segurança será a critério do anestesista ; pode ser geral ; é necessário realizar uma avaliação pré- operatória para diminuir os riscos da cirurgia, e tratar os problemas pre- existentes ;em media há a necessidade de 5 dias de internação e ficar com a sonda de 14 a 21 dias ;recuperação total se dará em poucas semanas ;sendo que sera necessario um seguimento pelo PSA a cada 3 meses

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.