domingo, 22 de novembro de 2009

Ressecçao endoscópica da próstata











7 comentários:

  1. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de micção.

    É caracterizada por uma hiperplasia das células do estroma e do epitélio, resultando na formação de nódulos na região periuretral da próstata. Quando suficientemente largos, os nódulos comprimem o canal uretral causando obstrução parcial, ou às vezes completa, da uretra, desta maneira interferindo no fluxo normal da urina. Isso causa sintomas de hesitância urinária, poliaquiuria, aumento do risco de infecção do trato urinário e retenção urinária. Embora os níveis de antígeno prostático específico possam estar elevados nestes pacientes devido ao volume maior do órgão e inflamação devido às infecções do trato urinário, a hiperplasia prostática benigna não é considerada uma lesão pré-maligna.

    Os sintomas da hiperplasia benigna da próstata são classificados como obstrutivos ou irritativos. Os sintomas obstrutivos incluem hesitância, intermitência, esvaziamento incompleto da bexiga, jato fraco de urina.

    Os sintomas irritativos incluem aumento da frequencia de urinar, que é chamado de noctúria quando ocorre à noite, e urgência (necessidade de esvaziar a bexiga que não pode ser protelada).

    O conjunto dos sintomas obstrutivos e irritativos geralmente é classificado na literatura médica como sintomas do trato urinário inferior (LUTS).

    A HBP pode ser uma doença progressiva, principalmente se não for tratada. O não-esvaziamento completo da bexiga pode resultar em estase de bactérias na bexiga e dessa forma aumentar o risco de infecções do trato urinário. Pode ocorre formação de pedras na bexiga devido à cristalização dos sais contidos na urina residual. A retenção urinária é outra forma de progressão. A retenção urinária aguda é a incapacidade de esvaziar a bexiga, enquanto a retenção urinária crônica o volume residual urinário gradualmente cresce, e a bexiga distende. Alguns pacientes que sofrem de retenção urinária crônica podem finalmente progredir para uma insuficiência renal, uma condição conhecida como uropatia obstrutiva.

    Para alguns homens, os sintomas podem ser graves o suficiente para necessitar de tratamento.

    Etiologia
    Os hormônios androgênios (testosterona e hormônios relacionados) são considerados como ajudantes do processo da hiperplasia prostática benigna pela maioria dos cientistas. Isso significa que os androgênios devem estar presentes para a doença ocorrer, mas não necessariamente a causam.

    ResponderExcluir
  2. Diagnóstico
    O exame de toque retal pode revelar uma próstata nitidamente aumentada.

    Frequentemente, exames de sangue são realizados para descartar doenças malignas da próstata: níveis elevados do antígeno prostático específico (PSA) necessitam de investigações subsequentes como uma reinterpretação dos resultados do PSA, em termos de densidade do PSA e porcentagem de PSA livre, examinação retal e ultrasonografia transretal. Essas medidas combinadas podem realizar a detecção precoce de um câncer.

    O exame de ultrassom dos testículos, próstata e rins é realizado, novamente para descartar doenças malignas e hidronefrose.
    Epidemiologia
    A próstata aumenta de tamanho na maioria dos homens à medida que eles envelhecem, e de forma geral, 45% dos homens acima dos 46 anos de idade irão sofrer os sintomas da HBP se eles sobreviverem até os 70 anos de idade. As taxas de incidência aumentam de 3 casos por 1000 homens na faixa etária de 45-49 anos, para 38 casos por 1000 por na faixa etária dos 75-79 anos. Ao passo que as taxas de prevalência são de 2,7% para homens na faixa etária dos 45-49 anos, aumentando para 24% na idade dos 80 anos.[1]

    [editar] Tratamento
    O tratamento geralmente é realizado com mudanças no estilo de vida e com medicações. Casos mais sérios podem necessitar de cirurgia.

    Estilo de vida
    Os pacientes devem diminuir a ingesta de fluidos antes de dormir, moderar o consumo de álcool e produtos que contenham cafeína e urinar em períodos agendados.

    Cirurgia
    Se o tratamento medicamentoso falha, a cirurgia de ressecção transuretral da próstata (RTUP) pode ser necessária. Ela consiste na remoção de parte da próstata através da uretra.

    ResponderExcluir
  3. idade média de .68 anos, união estável em 81%, e 87% de caucasóides. A prevalência dos sintomas do trato urinário baixo, conhecidos pela sigla LUTS da língua inglesa que significa lower urinary tract symptoms após a RTUP abaixou significativamente (p<0.05), exceto para dor suprapúbica e disúria. No pré-operatório, os valores médios do PSA total e do volume prostático foram 9.87ng/ml e 51.71g, respectivamente. A duração média da RTUP foi de 61.3 min, com ocorrência de intoxicação hídrica em 9.9% e hemorragia em 5.8%. O tempo de internação foi de 3.42 dias, encontrando complicações pós-operatórias em 62.1% dos casos, com altas incidências de infecção urinária, hemorragia, falha da micção e incontinência urinária. Conclusão: Na avaliação do tratamento cirúrgico da HPB, reconhecido como padrão-ouro, houve redução significativa dos LUTS apesar da elevada morbidade relacionada à RTUP neste estudo.

    ResponderExcluir
  4. A anestesia para a sua segurança será a critério do anestesista ; pode ser raqui ; é necessário realizar uma avaliação pré- operatória para diminuir os riscos da cirurgia, e tratar os problemas pre- existentes ;em media há a necessidade de 3 dias de internação com a sonda na uretra ;sendo a mesma retirada na alta hospitalar ,a recuperação total se dará em poucas semanas

    ResponderExcluir
  5. TODOS OS PAGAMENTOS SÃO DE HONORÁRIOS DA EQUIPE CIRURGICA ,EXCLUI ANESTESISTA E IMPOSTOS

    ResponderExcluir
  6. Ressecção transuretral de próstata (também conhecido como RTUP ou RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico urológico usado para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

    Procedimento
    Como o nome indica, o procedimento é realizado através da visualização da prostáta via uretra e remoção do tecido através de eletrocautério. É considerado o tratamento mais eficiente para HPB. Os resultados são considerados excelentes para 80-90% dos pacientes com HPB que realizam o procedimento.

    Complicações
    As complicações pós-operatórias incluem sangramento (mais comum), coagulação e hiponatremia,impotencia sexual 6% ,incontinência urinária 2%
    e obito em 0,3 %

    ResponderExcluir
  7. Aproximadamente 85 % dos pacientes ficarão com ejaculação retrograda ,ou seja o esperma sai para a bexiga e na próxima micçao apos o coito

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.