segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA CIRURGIA

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO


Declaro, para fins de direito, que fui devidamente examinado pelo Dr. MARCOS JOAQUIM DE CASTRO,inscrito no CRM nº 56073, que também pediu exames e realizou um extenso questionário sobre minha saúde, tendo após sido indicado o seguinte tratamento cirúrgico :_______________________________________________________________________________


Fui esclarecido e compreendi o propósito dos procedimentos cirúrgicos a que vou me submeter, e que desejei fazer visando minha recuperação e/ou sanar a irregularidade funcional ou estética do órgão oriundo desta cirurgia, estando ciente dos eventuais riscos não desejados como:(infecções ,sangramentos,hérnias(em caso de cirurgia não endoscópica),estreitamentos cicatriciais,problemas cardiopulmonares , decorrentes de qualquer procedimento , inclusive concordo com o tipo de anestesia, dependendo esta da escolha do médico, e que a prestação de serviços médicos é uma obrigação de meio e não de resultado.
Fui também esclarecido e devidamente informado sobre a não possibilidade de previsão do resultado diante das características pessoais de cicatrização e reação à drogas e medicamentos de cada pessoa, que independem da vontade do médico, que todavia deverá empregar todos os conhecimentos técnicos e científicos que dispõe, bem como a dedicação, zelo e eficiência profissional, sem contudo estar comprometido com o resultado do tratamento, mas apenas com os meios de se atingir aquele melhor possível.

Foi declarado pela equipe médica que serão realizados todos os cuidados e procedimentos julgados necessários para diminuir o risco de vida envolvido em qualquer procedimento cirúrgico.

Estou ciente de que devo guardar o repouso necessário à boa recuperação, retornar ao consultório médico nas datas agendadas, tomar todas as precauções pós cirúrgicas, seguir corretamente toda a orientação médica, bem como informar imediatamente ao médico sobre possíveis problemas supervenientes.

Permito a execução de fotografias, filmagens, gravações e RX dos procedimentos para serem usados no avanço da medicina ou especialidade, e autorizo desde já que sejam exibidas em palestras, congressos, jornada e eventos médico/científicos, contanto que seja preservada minha identidade.

Autorizo a equipe médica a tomar qualquer medida que julguem necessárias para uma melhor evolução do meu estado de saúde ,estas abrangem a necessidade de transfusão sanguínea ,reoperação e havendo indicação ,terapia intensiva.

Declaro na condição de paciente ou responsável que todas as minhas dúvidas foram esclarecidas pela equipe médica do dr marcos j castro quanto ao prognóstico e ao objetivo do tratamento portanto autorizo a realização da cirurgia.



São Paulo, _____ de __________________ de 20_____ .



_______________________________________
NOME:
RG:

Testemunhas: