domingo, 22 de novembro de 2009

Vasectomia











10 comentários:

  1. A vasectomia consiste no método cirúrgico contraceptivo de esterilização masculina, através da secção dos ductos deferentes (conduto deferente) que conduzem os espermatozóides dos testículos para as vias externas do sistema genital masculino, impedindo a fecundação do espermatozóide com o óvulo, caso mantida relação heterossexual com penetração e ejaculação, coincidente com o período fértil feminino.

    Dessa forma, o sêmen eliminado (ejaculado) não contém espermatozóides, contendo apenas a secreção do plasma seminal, uma mistura de substâncias produzidas pelas vesículas seminais, as glândulas bulbo uretrais e a próstata.

    É importante informar que a vasectomia torna o indivíduo estéril, mas não interfere na síntese hormonal masculina e muito menos em seu desempenho sexual. Portanto, sem qualquer relação com a ereção ou tamanho do pênis, não afeta a virilidade do homem, que em situação de estímulo continua normalmente tendo orgasmo.

    Muitos se recusam a esse procedimento de controle à natalidade, e também a outros meios mais simples, o uso de camisinha, por mero desconhecimento (instrução educacional), inconseqüência conjugal (prevenção à gravidez inoportuna e doenças sexualmente transmissíveis) e devido ao influente preceito social machista, induzindo psicologicamente o homem a imaginar que a vasectomia deturpa a masculinidade.

    Por essa lógica que amedronta a “performance viril do homem”, muitos fazem opção pela laqueadura em suas esposas, enquanto a vasectomia é bem mais simples.

    ResponderExcluir
  2. CARACTERÍSTICAS DA CIRURGIA

    * SEGURA
    * BAIXO CUSTO
    * ANESTESIA LOCAL
    * NÃO ALTERA A EJACULAÇÃO
    * AMBULATORIAL - 30 MINUTOS
    * NÃO INTERFERE COM A POTÊNCIA SEXUAL, NEM COM A PRODUÇÃO DO HORMÔNIO MASCULINO
    * RECUPERAÇÃO NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA.

    ResponderExcluir
  3. CUIDADOS ANTES DA VASECTOMIA:

    1- Conheça a Lei: Em agosto de 1997, foi publicado no Diário Oficial da União a regulamentação do planejamento familiar, com normas para realização dos procedimentos de esterilização, prevendo as penalidades.
    Aqui está um resumo da lei 9.263 . Art. 10 - Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:

    I- Em homens com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.
    II- Risco à vida da mulher ou do futuro concepto, testemunhado por relatório de dois médicos.
    §1- É obrigatório o registro escrito e firmado de expressa manifestação da vontade, após informação a respeito dos riscos cirúrgicos.

    ResponderExcluir
  4. ESSES SÃO OS PREPARATIVOS PARA A CIRURGIA DE VASECTOMIA:

    A) JEJUM 8 HORAS ANTES DA CIRURGIA.

    B) CORTAR COM UMA TESSOURA OS PELOS PUBIANOS E DA BOLSA ESCROTAL.

    C) CASO QUEIRA SER LIBERADO MAIS RAPIDAMENTE PARA VIDA SEXUAL NORMAL APÓS A VASECTOMIA, MANTENHA UMA RELAÇÃO SEXUAL 4 A 6 HORAS ANTES DA CIRURGIA.

    D) SE VOCE FAZ USO DIÁRIO DE ALGUM MEDICAMENTO, OU TEM ALGUMA DOENÇA EM TRATAMENTO, INFORME ANTES DA CIRURGIA .

    E) APÓS A CIRURGIA, VOCÊ RECEBERÁ INFORMAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS PÓS OPERATÓRIO,ANALGÉSICO , MATERIAL DE CURATIVO

    ResponderExcluir
  5. Quais as complicações possíveis da cirurgia?

    São poucas e de pouca repercussão (os números entre parênteses referem-se a um estudo inglês onde foi realizado 6.248 vasectomias e corresponde à porcentagem de complicações. Schmidt,S.S.: Vasectomy by section, luminal fulguration and fascial interposition: results from 6248 cases. British Journal of Urology, 76:373-375,1995) : hematoma no local (0,3%), infecção tratada domiciliarmente (0,7%), epididimite congestiva (4,8%). Não houve casos de infecções de maior gravidade. A epididimite congestiva ocorre pela própria razão de ser da vasectomia, pois, em alguns casos, os espermatozóides que ficam retidos causam esta alteração que é tratada com antiinflamatório e aplicação de gelo.

    ResponderExcluir
  6. A vasectomia é reversível?

    Este é um assunto que envolve muita confusão. A vasectomia é reversível sim, porém, a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar muito, dependendo do caso. Por exemplo: caso o homem tenha se submetido à vasectomia há mais de 5 anos, a chance de sucesso com a reversão é bem menor de que se ele tivesse sido vasectomizado há 2 anos. Outro ponto: a cirurgia de reversão é muito mais delicada e deve ser realizada em nível hospitalar, sob anestesia troncular, com a utilização de material de microcirurgia, incluindo microscópio.

    ResponderExcluir
  7. Em quanto tempo posso voltar a trabalhar e a praticar esportes?

    Para atividades que não utilizem força física, o retorno pode ser em 48 horas. Para trabalhadores braçais ou para aqueles que praticam esportes,e a atividade sexual o ideal é aguardar 7 dias.

    A anestesia para a sua segurança será local ; é necessário realizar uma avaliação pré- operatória para diminuir os riscos da cirurgia, e tratar os problemas pre- existentes ;não há a necessidade de internação e recuperação total se dará em
    poucos dias

    ResponderExcluir
  8. CONSENTIMENTO INFORMADO PARA REALIZAÇÃO DE VASECTOMIA



    Eu, abaixo assinado, procurei, por minha livre e espontânea vontade o Dr _Marcos J Castro_, para ser submetido a uma operação de esterilização permanente, ou VASECTOMIA. Antes da operação, foi-me informado que:
    A vasectomia é um método cirúrgico de interrupção de fertilidade masculina, causada pela secção dos ductos deferentes, interrompendo assim a passagem dos espermatozóides para o líquido ejaculado.
    Trata-se de uma operação feita sob anestesia local, podendo-se utilizar outras formas de anestesia, caso a condição clínica assim o requeira. São feitos um ou dois cortes na bolsa escrotal, que são posteriormente suturados, podendo haver ou não a necessidade da retirada dos pontos, dependendo do material utilizado.
    As complicações, raras, que podem ocorrer são: hematoma (sangramento interno), aparecimento de manchas escuras no escroto e/ou no pênis (equimoses), dor , infecção e recanalização . Se ocorrer qualquer destas situações ou outras não descritas ou ainda se eu tiver qualquer dúvida ou problema, devo entrar em contato com meu médico e/ou a sua equipe.
    Apesar de poder ser tentada a reversão futura desta cirurgia, ou seja, a recanalização do ducto deferente, quanto maior o tempo de interrupção do deferente, menor o índice de sucesso em readquirir fertilidade.
    Apesar de a vasectomia ser um método de esterilização permanente, existe uma pequena possibilidade (1 em cada 2000 cirurgias) de ocorrer recanalização espontânea, ou seja, ocorrer a passagem dos espermatozóides de um coto do ducto para o outro e voltarem a ser ejaculados e o indivíduo permanecer fértil e ocasionar uma gravidez.
    O método não interfere na função sexual nem causa impotência sexual (ou disfunção erétil). Até o momento não se conhece nenhuma doença que ocorra mais freqüentemente em homens vasectomizados.
    O paciente só poderá retomar sua atividade sexual sem qualquer forma de anticoncepção quando o espermograma mostrar ausência de espermatozóides no ejaculado. Isto só ocorre em geral após uma média de 25 ejaculações, que é o número necessário para “esvaziar” o trato genital, que está à frente de onde foi feita a secção do ducto deferente.
    Diante do exposto, eu _________________________________________, documento de identidade
    _________________________________, idade _______ anos, estou ciente dos esclarecimentos e manifesto que desejo ser submetido à vasectomia, por minha livre e espontânea vontade.
    Assinatura do Paciente:______________________________________________________
    Assinatura da Esposa:_______________________________________________________
    Nome da Esposa:___________________________________________________________
    Testemunha:_______________________________________________________________
    Apesar de seu médico poder dar-lhe todas as informações necessárias e aconselhá-lo, você deve participar do processo de decisão sobre o seu tratamento e ter sua parcela de responsabilidade pela conduta adotada. Este formulário atesta sua aceitação do tratamento recomendado pelo seu médico.

    ResponderExcluir
  9. TODOS OS PAGAMENTOS SÃO DE HONORÁRIOS DA EQUIPE CIRURGICA ,EXCLUI ANESTESISTA E IMPOSTOS

    ResponderExcluir
  10. as complicações sao raras como hematoma;infecçao e recanalizaçao ocorrem em menos de 2% dos casos ,portanto é necessario realizar apos 3 meses o espermograma de controle

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.