domingo, 22 de novembro de 2009

Nefrectomia radical











12 comentários:

  1. TUMOR RENAL
    A utilização de exames de imagem como a ultrassonografia e tomografia computadorizada com maior freqüência proporcionou aumento do diagnóstico de tumores renais. Os cistos renais simples são as lesões mais freqüentemente encontradas nos adultos e são benignas na sua maioria. Para confirmação do caráter benigno deve-se excluir algumas características como calcificação, espessura da parede e a presença de septos no interior do cisto à ultrasonografia ou tomografia.

    As massas de aspecto sólido encontradas no rim consitituem em sua maioria tumores malignos, sendo difícil a distinção, através de exames de imagem do tipo de lesão. O diagnóstico definitivo só é possível após estudo histopatológico do tumor removido.

    As lesões renais podem ser divididas em sólidas, císticas (simples ou complexas). E sua diferenciação é essencial para determinar o tratamento.

    Os tumores renais constituem 3% das neoplasias do homem adulto. E aproximadamente 85% destes são malignos. Há uma predominância do sexo masculino em relação ao feminino e aparecem na grande maioria dos casos após a quinta década de vida.

    Os tumores benignos adquirem maior importância na determinação do diagnóstico diferencial com os tumores malignos, visto que na maioria das vezes são assintomáticos e quando apresentam sintomas são decorrentes do crescimento com efeito de massa

    ResponderExcluir
  2. Etiologia
    A etiologia dos tumores renais é desconhecida, mas existem algumas hipóteses que abrangem fatores ambientais, exposições a fatores ocupacionais e principalmente em decorrência de aberrações cromossômicas e genes de proteção celular.

    ResponderExcluir
  3. Características Patológicas
    É um tumor geralmente redondo, nodular que pode variar de alguns centímetros de diâmetro até ocupar todo o abdome, não apresenta uma cápsula verdadeira, mas quase sempre uma pseudocapsula formada pelo parênquima renal vizinho. A membrana de Gerota que envolve o rim e sua gordura funciona como uma barreira a disseminação local do tumor, mas pode estar comprimida ou invadida.

    Carcinoma renal geralmente é unilateral, mas pode acometer ambos os rins simultaneamente em até 2% dos casos. É um tumor que com freqüência invade e se propaga pela veia renal e cava inferior.

    ResponderExcluir
  4. Manifestações clínicas
    A dor não é um sinal comum, ocorrendo em geral quando há invasão de estruturas vizinhas ou acometimento da via urinária com obstrução ao fluxo de urina.

    A clássica apresentação com dor em região lombar, sangramento urinário e aumento de volume abdominal é típica mas encontrada em poucos casos e também representam sinais de evolução do tumor. Com freqüência as manifestações podem estar relacionadas à metástases a distância apresentando perda de peso, febre e sudorese noturna como achados em comum. Hipertensão pode estar presente em número significativo de ca

    ResponderExcluir
  5. Fator Prognósticos
    Os fatores mais importantes para determinar a evolução do paciente são: O tamanho da lesão primária, invasão da cápsula renal, invasão da gordura peri renal e extensão para os vasos renais. Outros fatores muito importantes e que denotam pior evolução são: o comprometimento ganglionar e metástase a distância.

    A tomografia permite avaliar o tumor da melhor forma antes da cirurgia porém a avaliação patológica

    ResponderExcluir
  6. Tratamento
    A cirurgia é a única forma efetiva de tratamento do carcinoma primário do rim sendo o objetivo do procedimento a retirada de todo o tumor com adequada margem cirúrgica.

    A nefrectomia radical implica na retirada do rim com as fascias que o envolvem de maneira íntegra. Desta forma a glandula suprarenal e a gordura peri- nefrética que contém os ganglios linfáticos são retiradas em bloco, permitindo a remoção do órgão com uma segura margem cirúrgica.

    A nefrectomia radical pode ser realizada através de cirurgia aberta com incisão no abdome anterior ou lombotomia(incisão lateral

    ResponderExcluir
  7. A utilização de radioterapia no pré ou no pós operatório das nefrectomias radicais não evidenciou qualquer melhora da sobrevida ou na redução da ocorrência de recidivas tumorais no local do rim.
    O carcinoma renal não é sensível aos quimioterápicos atualmente disponíveis.O diagnóstico precoce é a maior e única arma eficaz, na atualidade, para o tratamento e cura dos tumores renais. Com a difusão e melhoria dos exames radiológicos, mais casos são diagnosticados precocemente e maior número de pacientes se beneficiam do tratamento cirúrgico

    ResponderExcluir
  8. As complicaçoes da nefrectomia radical ocorre em 20%dos pacientes (hemoragia;lesoes do trato gastrointestinal;complicaçoes cardiopulmonares ;infecção ;hernia ) e a mortalidade é de 2%

    ResponderExcluir
  9. Prognóstico

    Se o tumor é diagnosticado precocemente, antes de penetrar a cápsula exterior do rim, o Câncer Renal tem potencial de ser curado através da cirurgia. Este é o caso para a metade de todas as pessoas com câncer renal. Se o câncer é retirado e as áreas circunvizinhas estão livres de células do câncer na hora da cirurgia, a taxa de sobrevida de cinco anos é de 50 a 70%. A taxa de sobrevida cai para 15 a 35% para pessoas cujo câncer se esparramou para os linfonodos e para o sistema circulatório. A taxa de sobrevida para pessoas com metástases distantes é de 5% ou menos em 5 anos, embora a metade delas sobreviva por aproximadamente um ano após o diagnóstico.

    ResponderExcluir
  10. A anestesia para a sua segurança será a critério do anestesista ; pode ser geral ; é necessário realizar uma avaliação pré- operatória para diminuir os riscos da cirurgia, e tratar os problemas pre- existentes ;em media há a necessidade de 5 dias de internação e recuperação total se dará em poucas semanas

    ResponderExcluir
  11. TODOS OS PAGAMENTOS SÃO DE HONORÁRIOS DA EQUIPE CIRURGICA ,EXCLUI ANESTESISTA E IMPOSTOS

    ResponderExcluir
  12. RECENTEMENTE TEM SE UTILIZADO em tumores menores a nefrectomia parcial ou enucleação.PRINCIPALMENTE EM CASOS DE RIM UNICO E MESMO COM RIM CONTRA LATERAL FUNCIONANTE POREM EM PACIENTES DE RISCO DE DETERIORAÇAO DA FUNÇAO RENAL COMO HIPERTNSOS,DIABETICOS.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.